Saúde e Medicamentos

Cloridrato de Apomorfina

Tem com principal indicação  disfunção erétil ligeira a moderada em que ha um forte componente psicológica.

Mecanismo de ação:

Os efeitos derivam da amplificação dos sinais neurológicos específicos. A apomorfina e um agonista dopaminérgico com efeito sobre os receptores D2 que estão envolvidos na ereção peniana. Estes receptores localizam-se sobretudo no mesencéfalo, hipotálamo e núcleo paraventricular. A apomorfina potência os estímulos pró-erectais através de um mecanismo central. O sinal e transmitido ao longo da espinal medula, inibindo o fluxo do sistema simpático e estimulando o parassimpatico em direção ao plexo nervoso autónomo pélvico e a partir dai, via nervos cavernosos, para as terminações nervosas do pénis. As artérias dilatam e o músculo liso relaxa-se, permitindo o enchimento dos corpos cavernosos, produzindo a ereção. E, portanto, um mecanismo de ação que mimetiza as ereções naturais.

Posologia:

A dose e de 2mg em comprimido sublingual, 20 minutos antes da atividade sexual. A dose poderá ser aumentada para 3mg em utilizações seguintes. O efeito verifica-se após 20minutos. Devera passar um período de 8 horas ate a próxima utilização.

Em caso de insuficiência renal ou hepática a dose a utilizar será de 2mg.

Efeitos secundários:

A maioria dos efeitos adversos esta relacionada com a dose e são de gravidade ligeira e  são passageiros: náuseas, cefaleias, tonturas, rinite, faringite, bocejos, sonolência, dor.

Contra-indicações:

E contra-indicado em doentes com angina instável, enfarte do miocárdio, insuficiência cardíaca, hipotensão ou quando a atividade sexual for desaconselhada.

Interações:

Verificou-se diminuição da tensão, em altas doses, em doentes a tomar nitratos pelo que e necessário precaução. Não deve ser administrado com agonistas ou antagonistas dopamínicos. devido a potenciais interações.  A administração conjunta de álcool pode  causar aumento na incidência e grau da hipotensão e, alem disso,  a ingestão de álcool pode diminuir o desempenho sexual.

Voltar

Dependências Lazer
Álcool
Drogas
Tabaco








Repelentes de Insetos
Sol/Protetores
Viagens








Vida e Saúde Medicamentos Alternativos
Animais domésticos
Auto-medicação
Bebé
Contraceptivos
Emagrecer
Impotência Sexual
Menopausa
Vacinas
Acupuntura
Chá
Fitoterapia
Homeopatia

Naturopatia
Osteopatia
Quiropráxia
Tisanas

Página da autoria de Laurentino Moreira (farmacêutico) - Última atualização em 07-jan-2018