Saúde e Medicamentos

Saúde Animal Perguntas/Respostas 

Naturopatia

A Naturopatia é, das terapêuticas não convencionais, uma das mais utilizadas pela população portuguesa.

A Naturopatia é um sistema de cuidados de saúde primários e continuados que juntamente com a participação ativa do paciente permite o equilíbrio da sua saúde fisiológica, física, mental e emocional.

A Naturopatia rege-se pelos seguintes três grandes princípios:

  • O poder curativo da natureza ou Vis Medicatrix Naturae: existe uma “força vital” que promove a auto-cura ou auto-equilíbrio do organismo;
  • O Holismo: Representa a conexão e interação entre os componentes estruturais, bioquímicos, mentais e emocionais do paciente. A disfunção numa área leva invariavelmente a um ou mais distúrbios noutra(s) área(s) do organismo;
  • A individualidade: As pessoas são geneticamente, bioquimicamente, estruturalmente e emocionalmente diferentes umas das outras. Cada pessoa responde de maneira diferente às agressões de que é alvo, sejam elas mentais, emocionais, estruturais, nutricionais, sociais ou culturais.

A Naturopatia é útil em todas as disfunções do organismo, sejam elas estruturais, bioquímicas, mentais ou emocionais,  tanto de uma forma autónoma e/ou complementar a outras abordagens de cuidados de saúde primários e continuados.

A Naturopatia preconiza que a saúde é mais do que a ausência de doença, estando esta dependente de uma miríade de fatores, sendo portanto o reflexo de uma harmoniosa interação com o ambiente envolvente.

Para a Naturopatia os processos das doenças agudas são diferentes dos processos das doenças crónicas, sendo a resposta aguda a tentativa do organismo para restabelecer a saúde muitas vezes através de processos reforçados de eliminação. Suprimir estas respostas contribui para o aumento do potencial crónico da doença.

Os processos de qualquer doença envolvem a ativação, ou a falta dela, dos mecanismos homeostáticos do organismo. A saúde é homeostase – um equilíbrio dinâmico.

Voltar

 

Doenças Infeciosas
Hepatite
Meningite
SIDA
Vacinas
Varicela
Zona




Cuidados Corporais
Cabelo
Caspa
Celulite
Pele Seca
Piolhos
Queda de cabelo



Dermatologia
Acne
Afta
Calos
Dermatite
Diarreia
Frieiras
Hematomas
Herpes Labial
Micoses
Queimaduras
Varizes

Página da autoria de Laurentino Moreira (farmacêutico) - Última atualização em 28-nov-2015  

 

Doenças Infeciosas
Hepatite
Meningite
SIDA
Vacinas
Varicela
Zona





Cuidados Corporais
Cabelo
Caspa
Celulite
Higiene oral
Pele Seca
Piolhos
Próteses dentárias
Queda de cabelo

Dermatologia
Acne
Afta
Calos
Dermatite
Diarreia
Frieiras
Hematomas
Herpes Labial
Micoses
Queimaduras
Varizes

Página da autoria de Laurentino Moreira (farmacêutico) - Última atualização em 18-out-2016