Saúde e Medicamentos

Naturopatia

A Naturopatia é, das terapêuticas não convencionais, uma das mais utilizadas pela população portuguesa.

A Naturopatia é um sistema de cuidados de saúde primários e continuados que juntamente com a participação ativa do paciente permite o equilíbrio da sua saúde fisiológica, física, mental e emocional.

A Naturopatia rege-se pelos seguintes três grandes princípios:

  • O poder curativo da natureza ou Vis Medicatrix Naturae: existe uma “força vital” que promove a auto-cura ou auto-equilíbrio do organismo;
  • O Holismo: Representa a conexão e interação entre os componentes estruturais, bioquímicos, mentais e emocionais do paciente. A disfunção numa área leva invariavelmente a um ou mais distúrbios noutra(s) área(s) do organismo;
  • A individualidade: As pessoas são geneticamente, bioquimicamente, estruturalmente e emocionalmente diferentes umas das outras. Cada pessoa responde de maneira diferente às agressões de que é alvo, sejam elas mentais, emocionais, estruturais, nutricionais, sociais ou culturais.

A Naturopatia é útil em todas as disfunções do organismo, sejam elas estruturais, bioquímicas, mentais ou emocionais,  tanto de uma forma autónoma e/ou complementar a outras abordagens de cuidados de saúde primários e continuados.

A Naturopatia preconiza que a saúde é mais do que a ausência de doença, estando esta dependente de uma miríade de fatores, sendo portanto o reflexo de uma harmoniosa interação com o ambiente envolvente.

Para a Naturopatia os processos das doenças agudas são diferentes dos processos das doenças crónicas, sendo a resposta aguda a tentativa do organismo para restabelecer a saúde muitas vezes através de processos reforçados de eliminação. Suprimir estas respostas contribui para o aumento do potencial crónico da doença.

Os processos de qualquer doença envolvem a ativação, ou a falta dela, dos mecanismos homeostáticos do organismo. A saúde é homeostase – um equilíbrio dinâmico.

Voltar

 

Dependências Lazer
Álcool
Drogas
Tabaco








Repelentes de Insetos
Sol/Protetores
Viagens








Vida e Saúde Medicamentos Alternativos
Animais domésticos
Auto-medicação
Bebé
Contraceptivos
Emagrecer
Impotência Sexual
Menopausa
Vacinas
Acupuntura
Chá
Fitoterapia
Homeopatia

Naturopatia
Osteopatia
Quiropráxia

Página da autoria de Laurentino Moreira (farmacêutico) - Última atualização em 29-abr-2018