Saúde e Medicamentos |
Pele e Dermatite seborreica |
Embora se ligue a caspa ao couro cabeludo, a caspa e dermatite seborreica pode acontecer noutras zonas do corpo ricas em glândulas sebáceas.
A caspa é uma descamação excessiva associada a comichão no couro cabeludo. Está ligada, entre outros, a fatores emocionais.
A dermatite seborreica é uma dermatose inflamatória que também apresenta descamação e comichão. Pode afetar várias áreas como axilas, dorso, peito, orelhas e couro cabeludo. Apresenta descamação amarela, vermelhidão e inflamação da pele subjacente.
As causas são desconhecidas, mas podem ser desencadeados por vários fatores:
- Infecção bacteriana e fúngica;
- Stress;
- Temperatura;
- Humidade.
Vários agentes microbianos podem estar envolvidos, o mais comum é o Pityrosporum ovale ou Malassezia furfur que é particularmente comum nesta situação
A seborreia afeta os bebés (ex.: a crosta láctea) e adultos, sobretudo do sexo masculino
Terapêutica
Dependendo da gravidade da situação e da experiência anterior de tratamento existem várias linhas de tratamento. Deve-se começar pelos tratamentos mais suaves e só depois se não resultarem passar aos tratamentos mais agressivos:
- Champôs não medicinais;
-
Champôs medicinais que têm por base: Sulfureto de
selénio a 2,5%, Piridintionato de Zinco a 2%, cetoconazol a 2%;
Aplicam-se no máximo 3 vezes por semana, pois podem retirar a oleosidade natural do couro cabeludo e causar queda. deixa-se atuar 4-5 minutos e passa-se bem por água. depois de melhorar substitui-se gradualmente por um champô mais suave.
Não se deve aplicar em cabelos pintados . - Champôs queratolílitos com ácido salicílico 2-3% e enxofre a 3-5%;
- Champôs com alcatrão mineral 0,5-10% (ex.: coaltar, polytar) e anti-sépticos (cetrimida).