Free cookie consent management tool by TermsFeed Policy Generator

SAÚDE e MEDICAMENTOS - Molluscum contagiosum

Imagem de Mohammad2018, CC BY-SA 4.0 no Pexels

Molluscum contagiosum

Molluscum contagiosum

O que é?

O molusco contagioso é uma infeção viral da pele, benigna, contagiosa, provocada por um vírus da família poxvírus. Manifesta-se por pequenas protuberâncias (pápulas) rosadas ou brancas, de 2 a 5 mm de diâmetro, em forma de cúpula, lisas ou cerosas. É uma infeção crónica localizada. Geralmente as lesões não são pruriginosas, mas podem tornar-se inflamadas quando o organismo tenta eliminar o vírus.

O diagnóstico baseia-se na observação clínica. Apenas se faz uma biópsia da pele ou a coloração por hematoxilina-eosina do material extraído da lesão, quando não há certeza no diagnóstico.

O vírus infeta por contacto direto com a pele ou através de objetos contaminados. Este pode propagar-se na água de piscinas, banhos ou saunas. É uma infeção frequente em crianças entre os 2 e os 5 anos, mas pode afetar adolescentes e adultos.

O molusco contagioso pode infetar todo o corpo, exceto palmas das mãos e plantas dos pés. Nas crianças afeta rosto, tronco, braços e pernas. Nos adultos, afeta junto dos órgãos sexuais. As lesões na zona púbica e genitália são transmitidas sexualmente entre adultos. As pessoas imunodeprimidas (doentes com SIDA, a usar corticóides e imunossupressores) estão mais propensas à infeção.

A maioria das lesões desaparece ao fim de 2 a 3 anos, não sendo necessário qualquer tratamento, a não ser por razões estéticas ou quando causam incómodos. Quando afetam a zona púbica devem ser tratadas para evitar a disseminação sexual.

Tratamento

O tratamento consiste na remoção das lesões por métodos mecânicos como: curetagem (raspagem), crioterapia, eletrocauterização ou lazer; ou usando químicos como: ácido tricloroacético a 50% e hidróxido de potássio a 5 ou 10%. Alguns médicos prescrevem a aplicação de cremes com tretinoína ou imiquimod durante várias semanas. Os tratamentos que não causam dor estão indicados, sobretudo, para crianças. Os métodos mecânicos podem ser usados após a aplicação de anestésicos locais.

As crianças poderão ir à escola normalmente, tendo o cuidado de proteger as zonas infetadas.

De todos os tratamentos disponíveis, o hidróxido de potássio a 5 e 10% (Molutrex®; Molusk®) é o único disponível sem receita médica.

 

Posologia e modo de aplicação

Aplicar 1x ao dia até aparecimento de vermelhidão, irritação ou inflamação (máximo 10 dias).

O líquido deve ser aplicado com precisão em cada lesão, evitando tocar na pele sã ou na roupa. É um produto corrosivo e pode causar irritação. Deixar secar 1 a 2 minutos, evitando tocar na pele tratada. Depois de seco, lavar a zona tratada com uma gaze embebida em água e lavar as mãos.

Faz-se o tratamento durante 4 a 6 dias. As lesões desaparecem gradualmente ao fim de 2 a 5 semanas após a paragem do tratamento.

Precauções de utilização:

  • Não aplicar em crianças com menos de 2 anos;
  • Não aplicar em zonas muito sensíveis, como contorno dos olhos e mucosas;
  • Não aplicar em lesões infetadas, sobre pele irritada ou inflamada;
  • Não indicado para diabéticos, por haver risco de lesão;
  • Não usar em caso de alergia ao medicamento.

Efeitos secundários

O tratamento pode provocar comichão, sensação de queimadura e irritação transitória.

Após o desaparecimento da lesão, a pele poderá apresentar diferentes pigmentações que desaparecerão com o tempo.

Medidas preventivas

É uma infeção contagiosa. Por isso, é necessário estar vigilante para evitar a contaminação familiar. A transmissão do vírus ocorre por contato direto com a pele de uma pessoa infetada ou através de objetos contaminados, por isso, deve-se:

  • Evitar coçar as lesões porque podem contaminar outras partes do corpo;
  • Lavar bem as mãos após ter tocado nas lesões e na pele circundante;
  • Evitar o contacto direto com a pele da pessoa infetada;
  • Dar banho às crianças infetadas separadamente e evitar as piscinas;
  • Não compartilhar objetos pessoais, como toalhas, roupas, sabonetes, etc.
Molusk

Molutrex