Saúde e Medicamentos

    Saúde e Medicamentos

Vitamina C

Ácido ascórbico

A vitamina C é um dos ingredientes essenciais para a formação dos tecidos do corpo e tem um papel fundamental na absorção do ferro dos alimentos.

Fontes:

Existe principalmente nos frutos e vegetais. Mas é extremamente instável. É destruído pelo aquecimento e na presença de ar e luz.

Funções:

É um redutor potente, fazendo parte dos sistema intracelulares de oxi-redução. Tem um papel importante na síntese de noradrenalina, na incorporação do ferro na ferritina, absorção intestinal do ião ferroso, na integridade da resposta imunológica, na síntese do colagénio e esteróides.

Benefícios para o organismo:
  • Favorece a formação dos dentes e ossos;
  • Ajuda a resistir às doenças do coração, fortalecendo as artérias;
  • Previne os sintomas da gripe: fraqueza muscular e infecções (não comprovado)
  • Ajuda o sistema imunológico, a respiração celular, estimula as glândulas supra-renais e protege os vasos sanguíneos;
  • Diminuição dos riscos de cancro.

Deficiência:

A carência de vitamina C resulta em escorbuto, caracterizado por hematomas, gengivas sangrentas, queda dos dentes e anemia. Nas crianças poderá haver paragem da ossificação das extremidades ósseas.

As situações de escorbuto são raras nos países desenvolvidos, com uma alimentação variada. Ocasionalmente pode surgir em idosos que fazem uma dieta à base de chá e torradas.

Necessidades diárias:

As necessidades diárias de vitamina C varia com idade, sexo e grupos de risco. Estima-se que a dose média recomendada seja de 100mg diários. As necessidades aumentam em caso de stresse, fumadores, infecções, feridas e queimaduras.

O uso de doses elevadas (superiores a 1g) pode causar efeitos secundários como: dores abdominais, diarreia, aumento da excreção de oxalatos e ácido úrico, agravamento da acidose sistémica nos doentes renais crónicos e aumento do risco de hemólise.

Usos terapêuticos:

Durante a gravidez a ingestão de vitamina C deve aumentar em 30%. Durante a lactação é aconselhado aumentar até 70% de forma a garantir as necessidades da mãe, pois o leite materno tem cerca de 50mg de vitamina C. Durante um período pós-operatório ou durante a cura de feridas e queimaduras os suplementos contribuem para a prevençao de infecções e promovem a reparação da pele.

 
   
 
 

Voltar

Dependências Lazer
Álcool
Drogas
Tabaco








Repelentes de Insetos
Sol/Protetores
Viagens








Vida e Saúde Medicamentos Alternativos
Animais domésticos
Auto-medicação
Bebé
Contraceptivos
Emagrecer
Impotência Sexual
Menopausa
Vacinas
Acupuntura
Chá
Fitoterapia
Homeopatia

Naturopatia
Osteopatia
Quiropráxia

Página da autoria de Laurentino Moreira (farmacêutico) - Última atualização em 01-set-2018