Saúde e Medicamentos

    Saúde e Medicamentos

Vitamina D

Ergocalciferol (D2) e Colecalciferol (D3)

A vitamina D é uma hormona esteróidea. O ergocalciferol forma-se por ação da luz UV a partir do ergosterol (de origem vegetal). O colecalciferol sintetiza-se na pele por ação dos raios UV sobre o desidrocolesterol-7, que é a forma presente no leite, fígado e gema de ovo.

As vitaminas D2 e D3 sofrem transformações no fígado dando origem à forma ativa: o calcitriol.

Fontes:

Óleos de fígado de peixes gordos, leite e seus derivados e gema do ovo.

Funções:

Promove a absorção de cálcio e fósforo no intestino, controla a mineralização do osso, juntamente com a hormona paratiróidea, e favorece a absorção tubular do cálcio e fósforo.

Deficiência:

A falta de vitamina D dá origem a raquitismo na criança e a osteomalacia  no adulto. Isto pode dever-se a síntese insuficiente na pele, por pouca exposição solar, a uma dieta pobre ou má absorção intestinal.

No raquitismo, devido a deficiência de vitamina D, não se dá a calcificação da cartilagem metafisária e do tecido ósseo.
A osteomalacia consiste na descalcificação óssea, que se desencadeia para compensar os baixos níveis de cálcio na corrente sanguínea.

Necessidades diárias:

Não está bem estabelecido a dose diária recomendada, pois esta é influenciada pela exposição solar e fatores ambientais como latitude, estação do ano, fatores individuais como o estilo de vida, etc.

Em idosos, com mobilidade reduzida, com fraca atividade ao ar livre, a suplementação com 400 UI de vitamina é suficiente.

Uma vez que uma única dose de vitamina D exerce efeito durante 6 meses, há o risco de sobredosagem. Isto resulta, sobretudo, da suplementação excessiva desta vitamina. Os sintomas que podem surgir são: náuseas, dores abdominais, sede, anorexia, etc. A longo prazo pode haver calcificação ectópica (em locais incomuns), lesões renais e litíase renal (cálculos renais). Na criança origina trémulo muscular, pele seca e hipertensão.

Usos terapêuticos:

Profilaxia e tratamento do raquitismo e osteomalacia e tratamento sintomático de alguns casos de hipoparatireoidismo.

 
   
 

 

Voltar

Dependências Lazer
Álcool
Drogas
Tabaco








Repelentes de Insetos
Sol/Protetores
Viagens








Vida e Saúde Medicamentos Alternativos
Animais domésticos
Auto-medicação
Bebé
Contraceptivos
Emagrecer
Impotência Sexual
Menopausa
Vacinas
Acupuntura
Chá
Fitoterapia
Homeopatia

Naturopatia
Osteopatia
Quiropráxia

Página da autoria de Laurentino Moreira (farmacêutico) - Última atualização em 01-set-2018