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Vitamina E

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A vitamina E é o elemento antioxidante mais importante dos alimentos, desempenha um papel importante na integridade das paredes celulares.

Fontes:

Óleo de origem vegetal,  cereais integrais, frutos secos, gema do ovo e fígado.

Funções:

A função mais importante da vitamina E é a de captar os radicais livres formados durante o metabolismo. Atua como antioxidante e impede a oxidação celular. Encontra-se em maior quantidade no tecido gordo, fígado e músculo.

Tem um papel importante na formação de hormonas e por isso na fertilidade.

Benefícios da vitamina E:
  • Prevenir o envelhecimento celular;
  • Auxiliar crescimento;
  • Participar na formação dos eritrócitos;
  • Prevenção de doenças como cancro e do coração.

Deficiência:

Não existe uma síndroma evidente da deficiência de vitamina E. Esta ocorre num quadro de deficiência de absorção intestinal  grave. No organismo está relacionada com problemas neurológicos como perda de reflexos, equilíbrio e coordenação motora.

Necessidades diárias:

As necessidades diárias em vitamina E são de 10mg (15UI) para o homem e 8mg para a mulher. Durante a gravidez e lactação é de 10 a 11mg.

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Página da autoria de Laurentino Moreira (farmacêutico) - Última atualização em 01-set-2018