A pele do bebé é ainda muito imatura, com uma camada protetora muito fina e frágil, por isso, a pele do bebé seca, greta e irrita-se facilmente com as agressões externas (produtos de aplicação tópica, sol, abrasão, infecção, etc.). Para evitar esses problemas a pele necessita de cuidados e do uso de produtos adequados à pele do bebé.
Características da pele do bebé:
|
Para o banho deve-se optar por gel suave que se mistura no banho e se aplica com uma esponja natural ou diretamente com a mão. Estes geles são adequados para a l avagem do corpo e do cabelo. As principais características são a ausência de detergentes, álcool, perfumes e conservantes. Também se podem utilizar sabonetes gordos ("pains surgas") e cremes de lavagem.
Esporadicamente pode-se utilizar uma compressa embebida em soro ou água morna ou usar leites de limpeza sem enxaguamento.
Para a crosta láctea usa-se o óleo de amêndoas doces ou outros produtos próprios para amaciar, seguido de champô suave. Uma vez seco, o cabelo penteia-se com uma escova macia.
Para desinfecção do cordão umbilical usa-se o álcool a 70% aplicado com uma compressa de gaze esterilizada. Este procedimento visa deixá-lo secar e evitar infecção. Atualmente não se recomenda usar faixa ou ligadura sobre o cordão umbilical.
A zona da fralda deve ser limpa a cada muda com uma compressa humedecida ou toalhetes próprios para remover resíduos de fezes ou urina, deixando secar no final. A aplicação de creme só é recomendável se tiver cocó. Se tiver sinais de assadura (pele vermelha ou com vesículas ou feridas) aplica-se um creme para assaduras. Enquanto o cordão umbilical não cair deve-se dobrar a fralda para esta não estar em contacto com o cordão.
Depois do banho deve-se aplicar um leite hidratante e emoliente para repor a camada protetora que foi retirada com a lavagem e evitar a desidratação da pele.
Os olhos devem ser limpos com uma gaze esterilizada embebida em soro fisiológico. A limpeza deve ser feita no sentido da orelha para o nariz para desentupir o canal lacrimal e prevenir conjuntivites.
Os ouvidos devem ser limpos apenas com a toalha ou compressa e nunca com cotonetes. Apenas para retirar o excesso de água do banho.
Para limpar o nariz aplica-se algumas gotas de soro fisiológico e limpa-se as secreções visíveis com cotonetes próprios para os bebés (com uma zona protetora mais grossa) em movimentos suaves e circulares.
Para evitar que se arranhe as unhas do bebé devem ser cortadas regularmente com tesoura de pontas redondas e limadas.
Antes
de começar, deve-se ter todo o material necessário para a muda (fraldas, toalhitas,
cremes, ...)à mão , para evitar deixar o bebé sozinho. Deve-se lavar e secar as mãos
antes do procedimento. A muda deve ser feita num local seguro.
Comprovar
se é necessário mudar. Se a fralda estiver suja, agarrar os pés do bebé com uma mão,
levantar as pernas e retirar a fralda com a outra. Pode-se usar a parte frontal da
fralda para uma primeira limpeza e de seguida enrolar a fralda.
Segue-se
a limpeza do rabinho com uma toalhita ou compressa humedecida. Deve-se limpar sempre
da frente para trás para evitar infecções, sobretudo nas meninas. Ter atenção às pregas
da pele. Se necessário, aplicar um creme ou pomada protetoras, em camada fina e bem
espalhada.
Colocar
a fralda limpa, deslizando-a por baixo do rabinho. Verificar se ficou centrada. Passar
a parte frontal da fralda entre as pernas do bebé e colocar sobre a barriga.
Ajustar
à cintura de modo a que não fique solta ou demasiado apertada. Lavar as mãos no final.