A campanha de vacinação sazonal do Outono-Inverno 2023-2024 contra a gripe e COVID-19 vai realizar-se nos estabelecimentos do Serviço Nacional de Saúde e nas farmácias comunitárias que reúnam os requesitos e condições técnicas para o fazer. Nestas últimas serão vacinados gratuitamente os utentes com mais de 60 anos.
Os utentes com doenças de risco definidas pela norma de vacinação, com idades inferiores a 60 anos serão vacinados nos centros de saúde. Outras situações serão determinadas pelo médico assistente, que poderá receitar a vacina a outras pessoas, que não sendo elegíveis para a vacinação gratuita, poderão adquirir a vacina da gripe na farmácia como habitualmente.
Em Portugal estão disponíveis para utilização como prevenção da gripe na época 2023-2024 três vacinas tetravalentes (composta por antigénios de superfície inactivados de vírus influenza de 4 estirpes). A vacinação gratuita será feita com a vacina Influvac® Tetra (2023/24).
No caso da vacinação contra a COVID-19 será administrada uma vacina com a variante do vírus em circulação, ou seja, com a Comirnaty® Omicron XBB.1.5.
É importante lembrar que a vacinação é importante na erradicação e/ou controlo de doenças infeciosas. É a forma mais eficaz na proteção da saúde pública porque contribuí para reduzir a morbilidade (situações de doença) e mortalidade resultante das complicações da doença.
Devemos lembrar que a estratégia de desenvolvimento e vacinação massiva da população permitiu controlar a pandemia COVID-19 que foi declarada como terminada em 5 de maio de 2023. No entanto, a necessidade de vacinação contra a COVID-19 mantém-se, porque este vírus sofre alterações que levam à necessidade de uma vacinação sazonal com as estirpes do vírus SARS-Cov-2 em circulação.
Também é importante manter a resposta contra a gripe em alto nível. A gripe é uma doença viral aguda das vias respiratórias, transmissível, que pode ser prevenida ou atenuada pela vacinação. A vacinação gratuita facilita o acesso a todas as pessoas e dessa forma ajuda a manter os níveis de adesão à vacinação, que é a forma mais eficaz no controlo da doença. Considerando que os vírus da gripe podem apresentar variações que implicam alterações anuais na composição da vacina, a vacinação anual é recomendada para determinados grupos populacionais, em particular para aqueles em maior risco de complicações médicas devida a gripe grave.