Acupuntura

A acupuntura é um ramo da medicina tradicional chinesa e considerado pela OMS - Organização Mundial da Saúde, um método de tratamento complementar.

O tratamento baseia-se no diagnóstico baseado em ensinamentos clássicos da Medicina Tradicional Chinesa e na aplicação de agulhas em pontos definidos do corpo, chamados de "Pontos de Acupuntura" que se distribuem principalmente sobre linhas chamadas "meridianos chineses" e "canais", para obter diferentes efeitos terapêuticos conforme o caso tratado. Também são utilizadas outras técnicas alternativas ou complementares. As mais conhecidas  são a moxabustão (aplicação de calor sobre os acupontos ou meridianos), a auriculoterapia e, mais recentemente, a eletroacupunctura.

As técnicas de acupuntura não se limitam às agulhas. Os pontos de acupunctura e meridianos podem ser estimulados com os dedos (do in), moedas, pentes de osso ou de jade (gua sha), ventosas (ventosaterapia), massagens (tui na) e outras técnicas. Nos países próximos da China a acupuntura deu origem a outras técnicas como o Shiatsu no Japão e o Coreo na Coreia.

Com as tecnologias modernas a acupuntura evoluiu nos recursos utilizados, usando a eletricidade, agulhas mais seguras e práticas, cristais stiper ("Stimulation and Permanency" - Estimulação Permanente), esferas banhadas a ouro, prata, de quartzo e de vidro, ventosas de material plástico ou acrílico com válvulas de pressão, ventosas de borracha, mas seguindo sempre os princípios da Medicina Tradicional Chinesa.

Apesar do uso de recursos tecnológicos atuais, a acupuntura que se realiza atualmente é semelhante à que se realizava nos primórdios da civilização chinesa. Utiliza um raciocínio estranho à medicina atual e sem preocupação de explicação científica. Os mapas de meridianos ultrapassaram milénios e chegaram quase intocados à atualidade. O raciocínio que se desenvolve na verificação e tratamento dos problemas práticos apresentados nos consultórios é baseado em conceitos como: os cinco elementos, o tao (equilíbrio entre yin e yang), o fluxo de Qi (energia vital) e Xué (sangue), Zang (órgão) e Fu (víscera).

Técnica da AcupunturaVoltar

Páginas recomendadas:  http://www.spma.pt

Doenças Infeciosas
Hepatite
Meningite
SIDA
Vacinas
Varicela
Zona





Cuidados Corporais
Cabelo
Caspa
Celulite
Higiene oral
Pele Seca
Piolhos
Próteses dentárias
Queda de cabelo

Dermatologia
Acne
Afta
Calos
Dermatite
Diarreia
Frieiras
Hematomas
Herpes Labial
Micoses
Queimaduras
Varizes

Página da autoria de Laurentino Moreira (farmacêutico) - Última atualização em 15-ago-2017