Saúde e Medicamentos

                  

Saúde e Medicamentos

Saúde Animal Perguntas/Respostas 

Voltar

O que é?

A gripe é uma doença contagiosa, causada pelo vírus influenza, de aparecimento inesperado, habitualmente durante o Inverno. A gripe caracteriza-se por febre, arrepios, dores de cabeça e dores musculares, acentuado cansaço e tosse, sintomas que forçam o doente a ficar de cama. Embora tenha os mesmos sintomas iniciais das comuns constipações, o seu desenvolvimento posterior é bastante mais complexo. É uma doença respiratória aguda que, nos casos não complicados e em adultos saudáveis, evoluí para a cura em cinco a sete dias. Em casos mais graves, pode provocar complicações sérias que colocam a vida do doente em risco. Além do agravamento das doenças cardiovasculares e renais, a gripe pode provocar pneumonias.

Qual o tratamento?

Não existe um tratamento específico. Apesar de haver medicamentos para tratar e aliviar os sintomas da gripe, o seu uso está indicado apenas quando se contraiu a gripe. A melhor solução é evitar a doença recorrendo a uma prevenção anual com a vacina que tem demonstrado ser o meio mais eficaz no controlo da gripe.

Gripe

Prevenção- Vacina

Deve-se vacinar todos os anos

A gripe é causada por um vírus (influenza) de que se conhecem três tipos (A, B e C) e cuja principal característica é a grande variabilidade que pode apresentar. Por esta razão, a Organização Mundial de Saúde (OMS) procede a um estudo mundial permanente da gripe, a fim de poder recomendar a composição adequada da Vacina Antigripal a ser administrada em cada ano com base na variação do vírus. Esta variação da composição permite a eficácia da vacina em cada ano. Portanto, há que vacinar todos os anos.

Quem está mais sensível ao vírus?

Alguns grupos populacionais estão particularmente expostos às complicações da gripe. Para estes, a gripe é uma doença perigosa. Fatal, até. Nestes grupos de alto risco encontram-se idosos e doentes crónicos em especial aqueles que sofrem de problemas cardiovasculares, respiratórios, renais ou metabólicos, bem como as crianças debilitadas em idade escolar.

Concluindo

  • A gripe surge inesperadamente e pode ser perigosa;
  • Não há medicamentos específicos para curar a gripe;
  • Os grupos de risco são particularmente sensíveis à gripe;
  • A prevenção na altura certa é a melhor atitude; Vacina Antigripal (no início do Outono) é a profilaxia recomendada.

 

Gripe AGripe das aves

Doenças Infeciosas
Hepatite
Meningite
SIDA
Vacinas
Varicela
Zona





Cuidados Corporais
Cabelo
Caspa
Celulite
Higiene oral
Pele Seca
Piolhos
Próteses dentárias
Queda de cabelo

Dermatologia
Acne
Afta
Calos
Dermatite
Diarreia
Frieiras
Hematomas
Herpes Labial
Micoses
Queimaduras
Varizes

Página da autoria de Laurentino Moreira (farmacêutico) - Última atualização em 18-out-2016