Saúde e Medicamentos

Cuidados Corporais

Beleza CorporalHigiene Oral
Piolhos e Lêndeas

Estrutura da Pele

A pele é o maior órgão do corpo,  representa 1/6 do peso deste. O bem-estar do corpo é muitas vezes refletido no aspecto da pele.

A estrutura da pele é constituída por três camadas:

  • Epiderme;
  • Derme e
  • Hipoderme.

Epiderme

A camada superior da pele é formada por queratinócitos, que depois originam os corneócitos do estrato córneo, a parte visível da pele. Também existem células especializadas: os melanócitos, que produzem a pigmentação da pele e as células de langerhans, que são o sistema imunitário da pele.

Os queratinócitos são formados constantemente na camada mais profunda da epiderme (camada basal), vão-se modificando até de transformarem em corneócitos, as células mortas que formam a barreira protetora da pele.

Demora entre 28 a 40 dias a renovação total da camada córnea e está dependente de vários fatores:

  • Idade (é mais rápida nos jovens);
  • Exposição solar;
  • Saúde geral e problemas da pele;
  • Tabagismo e poluentes ambientais.

Perto da camada córnea os queratinócitos produzem os lípidos que formam a barreira protetora da pele. Estes lípidos foram um óleo ceroso que se deposita nos espaços intercelulares. Os corneócitos tomam uma aparência achatada semelhante a um muro de tijolos unidos por lípidos. O extrato córneo poderá ter até 20 camadas destas células. A qualidade desta parede determina as características da pele, a resistência à sujidade e bactérias, é uma barreira à prova de água e agressões ambientais.

A última camada de células mortas da córnea está constantemente a separar-se da pele e origina grande parte do pó das casas. Se a descamação é deficiente origina pele seca: as células formam grandes escamas à superfície, resultando pele áspera. Os cremes hidratantes normalizam este processo, permitindo a renovação celular regular.

Derme

A camada mais espessa da pele. Nela estão os fibroblastos, que produzem o colagénio e elastina (70% dos componentes da derme); os vasos sanguíneos e linfáticos, as glândulas sudoríparas e sebáceas.

O colagénio e a elastina mantém a integridade da pele e permitem a manutenção da sua forma. Com a idade a capacidade de produzir colagénio é diminuída e as propriedades elásticas da pele ficam alteradas:

  • A pele esticada não volta tão rapidamente ao estado inicial;
  • A epiderme afunda-se originando rugas e
  • A pele fica mais fina.

Hipoderme

A camada mais profunda contém células que armazenam gordura, que têm como função isolar o corpo e armazenar energia. A espessura desta camada varia com o tamanho do corpo. Nesta camada existem, ainda, fibras musculares cuja contração é visível à superfície como resultado de expressões faciais, por exemplo. Nos jovens o franzido desaparece logo que as fibras relaxam. Nos idosos a contração é permanente e origina rugas de expressão. 

Sinais de envelhecimento (cutâneo)

  • Pele fina:A camada basal da epiderme produz menos queratinócitos, tornando a epiderme mais fina. Os fibrobastos produzem menos colagénio, tornando a derme mais fina e propensa a rugas e deformações.
  • Pele flácida: Devido a ter menos elastina e colagénio na derme a pele descai facilmente (ex.: papos debaixo dos olhos devido à gravidade).
  • Rugas: A perda de elasticidade da derme e a epiderme mais fina proporcionam o aparecimento de rugas.
  • Manhas cutâneas: A produção de melanócitos (responsáveis pela pigmentação) tende a aumentar e agrupar em certas zonas mais expostas ao sol, causando manchas.
  • Pele seca: Com a idade há menos glândulas sudoríparas e sebáceas, tornando a pele mais propensa a secura.
  • Vasos sanguíneos frágeis: Numa pele envelhecida os vasos sanguíneos ficam frágeis e propensos a formar pequenos derrames

A exposição solar é responsável por 80% do envelhecimento cutâneo.

A pele pode ser um dos primeiros órgãos a mostrar sinais externos de stresse: secura, manchas e oleosidade.

Uma dieta saudável  e equilibrada é importante para um corpo saudável e uma pele saudável.

Fumar provoca rugas na pele e pode agravar o efeito da exposição solar por enfraquecer a barreira anti-oxidante da pele.

Em ambientes poluídos a pele fica coberta de sujidade, bloqueando os poros. Os ambientes com aquecimento central e ar condicionado deixam a pele seca e desidratada

Dependências Lazer
Álcool
Drogas
Tabaco








Repelentes de Insetos
Sol/Protetores
Viagens








Vida e Saúde Medicamentos Alternativos
Animais domésticos
Auto-medicação
Bebé
Contraceptivos
Emagrecer
Impotência Sexual
Menopausa
Vacinas
Acupuntura
Chá
Fitoterapia
Homeopatia

Naturopatia
Osteopatia
Quiropráxia
Tisanas

Página da autoria de Laurentino Moreira (farmacêutico) - Última atualização em 07-jan-2018