Medicamentos Alternativos

A medicina convencional é, nos países ocidentais, a principal ou mesmo a única forma de tratamento para as enfermidades.  Apesar disso, nos últimos tempos tem-se verificado uma maior procura de medicinas complementares por parte dos cidadãos. Infelizmente, o respeito e reconhecimento concedidos a estas terapêuticas são ainda limitados, pelo facto de haver pouco conhecimento quanto aos seus fundamentos e pouca clarificação quanto a procedimentos, como também na acreditação dos profissionais que as praticam.

Em todo o mundo, tem havido um aumento da popularidade das medicinas tradicionais, naturais e alternativas desde o Japão aos Estados Unidos da América, passando pelo norte da Europa até à áfrica do Sul, Oceania e América do Sul. Em Portugal, a procura destas terapias alternativas intensificou-se nos últimos anos, levando o estado português a ponderar na elaboração de uma lei que enquadrasse as atividades das medicinas alternativas, bem como do exercício dos seus profissionais.

As terapêuticas atualmente aceites são:
  • Acupuntura;
  • Fitoterapia;
  • Homeopatia;
  • Naturopatia;
  • Osteopatia e
  • Quiropráxia.

Estas terapêuticas partem de base filosófica diferente da medicina convencional e aplicam  processos específicos de diagnóstico e terapêuticas próprias. É ainda reconhecida autonomia técnica e deontológica aos profissionais que as praticam, sendo o Ministério da Saúde o organismo que tutela e efetua a credenciação profissional.

Os cidadãos são cada vez mais chamados a ter maior responsabilidade em relação à sua própria saúde e os maiores conhecimentos científicos individuais levam a que cada vez mais pessoas tenham consciência dos efeitos dos medicamentos  e tratamentos disponíveis. Atualmente, a procura por terapêuticas não convencionais está também relacionada com o medo dos efeitos secundários prejudiciais de alguns medicamentos prescritos, levando as pessoas a procurar terapias naturais e complementares sempre que possível.

Outras técnicas usadas:

Cinesiologia

Lei n.o 45/2003 de 22 de Agosto

Lei do enquadramento base das terapêuticas não convencionais

AcupunturaFitoterapia
HomeopatiaNaturoparia
OsteopatiaQuiropráxia

Dependências Lazer
Álcool
Drogas
Tabaco








Repelentes de Insetos
Sol/Protetores
Viagens








Vida e Saúde Medicamentos Alternativos
Animais domésticos
Auto-medicação
Bebé
Contraceptivos
Emagrecer
Impotência Sexual
Menopausa
Vacinas
Acupuntura
Chá
Fitoterapia
Homeopatia

Naturopatia
Osteopatia
Quiropráxia
Tisanas

Página da autoria de Laurentino Moreira (farmacêutico) - Última atualização em 07-jan-2018