Medicamentos Alternativos

A medicina convencional é, nos países ocidentais, a principal ou mesmo a única forma de tratamento para as enfermidades.  Apesar disso, nos últimos tempos tem-se verificado uma maior procura de medicinas complementares por parte dos cidadãos. Infelizmente, o respeito e reconhecimento concedidos a estas terapêuticas são ainda limitados, pelo facto de haver pouco conhecimento quanto aos seus fundamentos e pouca clarificação quanto a procedimentos, como também na acreditação dos profissionais que as praticam.

Em todo o mundo, tem havido um aumento da popularidade das medicinas tradicionais, naturais e alternativas desde o Japão aos Estados Unidos da América, passando pelo norte da Europa até à áfrica do Sul, Oceania e América do Sul. Em Portugal, a procura destas terapias alternativas intensificou-se nos últimos anos, levando o estado português a ponderar na elaboração de uma lei que enquadrasse as atividades das medicinas alternativas, bem como do exercício dos seus profissionais.

As terapêuticas atualmente aceites são:
  • Acupuntura;
  • Fitoterapia;
  • Homeopatia;
  • Naturopatia;
  • Osteopatia e
  • Quiropráxia.

Estas terapêuticas partem de base filosófica diferente da medicina convencional e aplicam  processos específicos de diagnóstico e terapêuticas próprias. É ainda reconhecida autonomia técnica e deontológica aos profissionais que as praticam, sendo o Ministério da Saúde o organismo que tutela e efetua a credenciação profissional.

Os cidadãos são cada vez mais chamados a ter maior responsabilidade em relação à sua própria saúde e os maiores conhecimentos científicos individuais levam a que cada vez mais pessoas tenham consciência dos efeitos dos medicamentos  e tratamentos disponíveis. Atualmente, a procura por terapêuticas não convencionais está também relacionada com o medo dos efeitos secundários prejudiciais de alguns medicamentos prescritos, levando as pessoas a procurar terapias naturais e complementares sempre que possível.

Outras técnicas usadas:

Cinesiologia

Lei n.o 45/2003 de 22 de Agosto

Lei do enquadramento base das terapêuticas não convencionais

AcupunturaFitoterapia
HomeopatiaNaturoparia
OsteopatiaQuiropráxia

Doenças Infeciosas
Hepatite
Meningite
SIDA
Vacinas
Varicela
Zona





Cuidados Corporais
Cabelo
Caspa
Celulite
Higiene oral
Pele Seca
Piolhos
Próteses dentárias
Queda de cabelo

Dermatologia
Acne
Afta
Calos
Dermatite
Diarreia
Frieiras
Hematomas
Herpes Labial
Micoses
Queimaduras
Varizes

Página da autoria de Laurentino Moreira (farmacêutico) - Última atualização em 15-ago-2017