Saúde e Medicamentos

    Saúde e Medicamentos

Reanimação Cardio-pulmonar

Conjunto de técnicas de compressão torácica e insuflação com objetivo de restabelecer as funções respiratória e cardíaca

Depois de verificar a pulsação carotídea ou radial e se houver paragem cardíaca recorre-se às manobras de reanimação. Atualmente verifica-se apenas se a vítima ventila normalmente enquanto se mantém as vias aéreas desobstruídas.

  1. Verificar a desobstrução das vias aéreas: Verificar de o tórax se move; Ouvir os sons da ventilação e Sentir a ventilação na face durante 10 segundos.
  2. Fazer 30 compressões torácicas, seguidas de duas insuflações.
  3. A compressão é executada no lado do coração na linha dos mamilos e segue-se uma descompressão. Nos adultos é executada com as mãos sobrepostas, nas crianças com uma mão e nos bebés com os polegares.
    São feitas 30 compressões seguidas de duas insuflações.
  4. O ritmo das compressões deve estar entre 100 e 120 por minuto, exercendo uma pressão entre 5 e 6 cm.
  5. As insuflações são feitas com a mão na testa para inclinar a cabeça para trás e comprimindo as narinas. Segurando no queixo insufla-se por 1 segundo e no máximo 5 segundos as duas insuflações.
  6. As manobras devem continuar até chegar uma unidade especializada ou até a vítima reagir
  7. Depois de recuperar a respiração e o pulso a vítima deve ser colocada numa posição lateral de segurança.

Esta manobra só deverá ser executada com rigor por técnicos bem treinados em suporte básico de vida. Quando mal executada poderá originar fraturas de costelas ou cartilagens.

 

Olhos e Ouvidos    
Conjuntivite
Olhos
Ouvidos

Página da autoria de Laurentino Moreira (farmacêutico) - Última atualização em 27-jan-2019