Saúde e Medicamentos

    Saúde e Medicamentos

Protectores solares

Como escolher um protetor solar?

A maioria dos protetores solares filtram os raios UVB. Os "écran total" protegem também dos UVA. A indicação que aparece no rótulo refere-se à proteção UVB.

Deve preferir-se protetores de alto índice de proteção, sobretudo para pessoas com pele sensível.

Para além do grau de proteção ser adequado ao tipo de pele, a escolha do protetor solar deve ainda basear-se no tempo que permanece no corpo, na resistência à água (banho e transpiração) e facilidade de aplicação.

Deve escolher-se uma marca de confiança, sendo de preferir os protetores de venda em farmácia.

Não comprar produtos expostos ao calor e ao sol, porque podem ter sofrido alterações e induzir mais facilmente reações cutâneas.

Quadro de conselho para escolha do fator de proteção adequado ao tipo de pele:

Composição dos protetores solares

Os protetores solares são preparações sob a forma de loções, emulsões, cremes, geles, etc., nas quais é incorporado um filtro solar ou fotoprotetor. Os filtros solares são compostos que impedem a passagem dos raios solares, por reflexão, ou por absorção de parte da energia radiante. Os primeiros são os filtros opacos ou "écras totais" e os segundos são filtros seletivos, e que são os mais usados.

Os filtros opacos mais usados são: óxido de zinco e dióxido de titânio. Outras substâncias como o talco, amido de milho, carbonato de cálcio, estearato de magnésio, caulino, etc., também poderão ser usados. Alguns compostos de origem vegetal também são utilizados: Chrysanthumum parthenium, proteínas de soja e  Epilobium parviflorum.

Quanto aos filtros seletivos, numerosas substâncias poderão ser utilizadas. Na composição indicada no rótulo das embalagens aparece, normalmente, a designação comercial da substância e não o nome químico. As mais utilizadas são: Mexoryl Xl e SX, Tinosorb M e S,  Parsol S, Uvinul A.  Outras são: Panabol, SC 9155, Escalol, Synarone S, Eusulex, etc.

 

TIPO DE PELE

Pele muito sensível/intolerante

Pele sensível/bebés e crianças

Pele muito clara

Pele clara

Pele morena ou bronzeada

1ª exposição

IP 50+

IP 30

IP 30

IP 20

IP 15

Após as 1ª exposições

IP 50+

IP 30

IP 20

IP 20

IP 15

Condições extremas (montanha e alto mar)

IP 50+

IP 50+

IP 50+

IP 50+

IP 20

Voltar

 

Olhos e Ouvidos    
Conjuntivite
Olhos
Ouvidos

Página da autoria de Laurentino Moreira (farmacêutico) - Última atualização em 27-jan-2019