Saúde e Medicamentos

    Saúde e Medicamentos

Vitaminas do complexo B

Vitamina B1 - Tiamina. É importante para a formação do sangue e para o metabolismo dos hidratos de carbono. Se for ingerida em excesso,  não se acumula no organismo (é eliminada pelas fezes). A absorção é afetada pelo  consumo elevado de álcool, que interfere no transporte da substância. A deficiência de vitamina B1 manifesta-se principalmente em alcoólicos e é denominada beribéri. Os sintomas principais das falta da tiamina são fadiga, depressão, anorexia e instabilidade emocional. Podem aparecer também sintomas gastrointestinais e insuficiência cardíaca.

Fontes naturais: Cereais integrais, leite, ovos, carne vermelha, fígado e citrinos.

Vitamina B2 (antes conhecida por vitamina G) - A riboflavina é fundamental para o processo metabólico das proteínas, carboidratos e gorduras. A riboflavina também está envolvida nos processos de manutenção da integridade cutânea. É necessária para a formação de hemácias, produção de anticorpos, respiração celular e para o crescimento de forma geral. Alivia a fadiga ocular (vista cansada) e é importante na prevenção e tratamento da catarata. Participa do metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas.

Fontes naturais: Vegetais, grãos, leveduras, leite e derivados, fígado e flora intestinal.

Vitamina B3 (também conhecida por vitamina PP)- Niacina, ácido nicotínico e nicotinamida. A vitamina B3 é necessária para a circulação e manutenção da pele saudável. A Vitamina B3 ajuda no funcionamento do sistema nervoso, no metabolismo de carboidratos, lípidos e proteínas, e na produção de ácido clorídrico para o sistema digestivo. A niacina reduz o colesterol e melhora a circulação.

Fontes naturais: Leite e derivados, gérmen de trigo, gema do ovo, carne e fígado.

Vitamina B5 - Ácido pantoténico, conhecido como a vitamina anti-stress, a vitamina B5 atua na produção dos hormonas supra-renais e na formação de anticorpos. Esta vitamina é necessária para produzir esteróides vitais e cortisona na glândula supra-renal e é um elemento essencial da coenzima A.

Fontes naturais: Carnes vermelhas, fígado, rins, gérmen de trigo, brócolos, batata e tomate.

 

Vitamina B6 - A piridoxina entra em muitas funções do organismo. Muitas reações do metabolismo são dependentes da piridoxina. É importante tanto para a saúde física quanto mental. A vitamina B6 é uma coenzima e interfere no metabolismo das proteínas, gorduras e triptofano. Atua na produção de hormonas e é estimulante das funções defensivas das células. Participa no crescimento das crianças

Fontes naturais: Vegetais, grãos integrais, gérmen de trigo, leite, ovos, fígado e carne.

Vitamina B7 (antes conhecida como vitamina H) - A biotina entra no crescimento celular, produção de ácidos gordos, metabolismo dos hidratos de carbono, lípidos e proteínas, e na utilização das vitaminas do complexo B.  São necessárias para a saúde dos cabelos e pele. A biotina pode evitar a queda de cabelos em alguns homens.

Fontes naturais: Legumes e carne.

Vitamina B9 (antes conhecida como vitamina M ou vitamina Bc) - O ácido fólico, considerado um alimento para o cérebro, é necessário à produção de energia e formação das hemácias.

Fontes naturais: Vegetais verdes, nozes, legumes, laranja, grãos integrais, milho, amendoim e vísceras.

Vitamina B12 - A cobalamina é necessária na prevenção da anemia. Auxilia na formação e longevidade das células.  É importante na digestão e absorção dos alimentos, síntese de proteínas e metabolismo de carboidratos e lípidos. Além disto, a vitamina B12 previne danos no sistema nervoso, mantém a fertilidade e promove o crescimento e desenvolvimento normais. É essencial para o funcionamento da célula, principalmente no trato gastrointestinal, medula óssea e tecido nervoso. É necessária para a formação de DNA e afeta a formação de mielina.

Fontes naturais: Leite, ovos, fígado, carne e flora intestinal.

 

Voltar

Dependências Lazer
Álcool
Drogas
Tabaco








Repelentes de Insetos
Sol/Protetores
Viagens








Vida e Saúde Medicamentos Alternativos
Animais domésticos
Auto-medicação
Bebé
Contraceptivos
Emagrecer
Impotência Sexual
Menopausa
Vacinas
Acupuntura
Chá
Fitoterapia
Homeopatia

Naturopatia
Osteopatia
Quiropráxia

Página da autoria de Laurentino Moreira (farmacêutico) - Última atualização em 01-set-2018